quinta-feira, 30 de outubro de 2008

ROCK NA FILIAL DO INFERNO!

Por Zerbinato
O recadinho do coração veio em forma de e-mail, mas se estivéssemos numa redação, isso certamente seria um post-it grudado na minha mesa...


... E assim começa oficialmente minha incursão no cenário independente do rock e suas vertentes em Palmas, capital do estado do Tocantins. Mas antes de falarmos do cenário alternativo em questão, é importante ter umas informações básicas sobre o lugar em que me encontro.

A se saber, Palmas é um lugar quente, muito quente (por isso é docemente chamada de Filial do Inferno), onde a temperatura média varia entre 35º e 40º. Cenário envolto por praias de água doce, uma serra de mata ciliar e alguns dos rios mais importantes do país. Cidade bem nova, com apenas 19 anos de existência, e atualmente uma população de 184.000 habitantes, surgiu na época da separação do Tocantins e Goiás. Musicalmente falando, em geral o que se ouve por aqui é forró, axé, sertanejo e todos os seus derivados.

Mas os meus três meses de morada por aqui, já me fizeram perceber um bom cenário da música independente, já memorizando algumas bandas e acontecimentos. Infelizmente não tenho tido muito tempo para acompanhar esse cenário de perto, mas recentemente rolou por aqui um campeonato de skate, promovido por uma loja local e no evento tive a oportunidade de ver em ação as bandas Críticos Loucos e Mata-Burro. De uma forma geral, gostei muito do evento, tanto do campeonato (iniciante e amador) que mostrou alguns atletas de alto nível, como a apresentação das bandas.

Portanto queridos, nada mais justo do que, invés de eu simplesmente falar o que penso sobre uma cena que nem conheço profundamente, preferi conversar com pessoas que fazem as coisas acontecerem por aqui. E são dessas pessoas essa panorâmica que vos trago nessas despretensiosas linhas:

Em uma curta conversa com André Donzelli (mais conhecido como "Porkão"), fiquei sabendo um pouco mais sobre o que acontece de fato por aqui. Porkão, além de ser vocalista da A Baba de Mumm Ra, é também proprietário da TENDENCIES ROCK BAR.
Sobre a sua banda, Porkão sintetiza com tranqüilidade:

“Bixo, é som pra se divertir, auto intitulamos PROFANO BODE CORE, já chamaram de BLACK METAL BREGA, sei que faço o que gosto e não to nem aí, saio de um grind fudido e entro em um SKA e to feliz.”

Sobre a TENDENCIES ROCK BAR, uma junção de loja de rock, bar e casa de shows, que já existe (e resiste) há dois anos e acaba abrigando mais da metade dos eventos da região e naturalmente se tornou referência para a música independente aqui em Palmas, Porkão conta que nem tudo não são flores e que apesar dos descontentamentos e dos prejuízos, se esforça para manter o espaço aberto e se queixa da falta de apoio das esferas políticas em relação a cultura alternativa. Mais sobre o Porkão e sua história por aqui virá em uma entrevista muito em breve.

Em uma outra breve conversa, Bento (Fotógrafo, baixista da banda MATA-BURRO e produtor do BURRADA FESTIVAL) comenta rapidamente sobre a cena local, destacando as bandas mais ativas da capital tocantinense: CRÍTICOS LOUCOS, BODDAH DICIRO, MEU XAMPU FEDE e CORELL (Além é claro da Mata-Burro).

Bento ressalta ainda que em Araguaína, interior do estado, está rolando eventos quase mensais, sempre encabeçados pela banda TERRITORIAL. Além desta, destacam-se outras bandas do interior do estado: Nose Blend, Mucosa Anal, Poetas do Caos e Meros-Berros. Bento cita também alguns festivais importantes para a manutenção na cena local, são eles: Tendencies Rock Festival, T.O.M.E (Tocantins Música Expressa) e o PMW Rock Festival. Na cidade de Miracema tem o Agosto de Rock, assim formam os 4 maiores do Estado.

Pois bem, penso que para aquecer, essa é uma boa panorâmica do que acontece por aqui, a partir das próximas postagens, tentarei trazer à vocês mais novidades sobre o rock na terra do sol eterno!

Beijos, abraços e apertos de mão!!!!!!

Zerbinato

4 comentários:

  1. Dá lhe Zerbinato, nosso correspondente direto da Filial do Inferno!
    O nome das bandas daí são os melhores!!!
    abraço!

    ResponderExcluir
  2. Dá lhe Zerbinato, nosso correspondente direto da Filial do Inferno!
    O nome das bandas daí são os melhores!!!
    abraço!

    ResponderExcluir
  3. Sair do eixo sul-sudeste maravilha: descentralização é a palavra! O Brasil é muito maior que nosso bairro!

    Parabéns, Zerbina!

    ResponderExcluir
  4. Mandou bem Zerbinato...Opa...tem ska por aí?

    ResponderExcluir

Andarilhos do Underground: ZINAI-VOS!!!