quinta-feira, 21 de maio de 2009

O DIA EM QUE DORIVAL ENCAROU A GUARDA

Dialogando com vídeo postado aqui no dia 18 pelo companheiro Viegas lembrei-me de outro vídeo de Jorge Furtado chamado “O dia em que Dorival encarou a guarda”.

Na primeira vez em que assisti a esse vídeo era ainda adolescente. Chamou-me a atenção de pronto as frases de efeito e o modo como os palavrões eram pronunciados ( particularidade do cinema nacional que foi amplamente usado pelo Hermes e Renato). Outro aspecto que me chamou atenção é a brilhante atuação de João Acaiabe que até então fazia parte de minha memória afetiva como participante do programa infantil da década de oitenta Bambalalão.

Mas nos dias de hoje, revisitar este filme tem um significado ainda maior: Kakfa, Foucault e Camus estão representados no absurdo da situação, além de toda nossa vergonhosa tradição colonial-milico e racista.




E não se esqueça: Pau mandado não tem lema!

Quem quiser assistir ao filme em melhor qualidade pode acessar o excelente site Porta Curtas, que além de “O dia em que Dorival encarou a guarda”, disponibiliza vários curtas-metragens gratuitamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Andarilhos do Underground: ZINAI-VOS!!!