terça-feira, 20 de outubro de 2009

NOSTÁLGICO HOJE

Por Edu Zambetti

Quase não percebo a passagem do tempo... Sim, é uma frase séria. Não me espantaria se, por qualquer motivo, o tempo fosse efetivamente considerado como um “eterno agora”, sem antes e sem depois, sem ontem e sem amanhã. Neste caso, talvez a humanidade começasse a viver um “Nostálgico Hoje”, algo parecido com o que costumo viver. Seria bom? Seria ruim?Realmente não sei... Não percebo com nitidez a passagem do tempo, mas disfarço bem e o Zinismo faz parte deste processo.

Zinismo é papel virtual, xerox pixelizado e colagem digital, é transmissor e receptáculo das mentes que ocupam as cabeças que brilham diante do monitor enquanto seus donos escrevem, postam e disseminam as idéias mais diversas e com as abordagens necessárias ou, no mínimo, diferenciadas do comum. Zinismo é nosso Fanzine, ou Zine, é cinismo e outros ismos mais... Virtual sim, mas não difere da realidade dos seus colaboradores. Gostos, anseios, buscas e descobertas são compartilhadas tanto na roda de amigos quanto nas páginas da blogosfera zínica de maneira equivalente. Equivalente também é o ‘“zinismo.blogspot.com” se comparado a outros fanzines de papel confeccionados por qualquer um desta confraria; recursos e mecanismos diferenciados mas idéias e convicções críticas e pulsantes como sempre. As músicas, os filmes, os escritores, os contos, os argumentos, os apontamentos, as críticas, os elogios, as ilustrações seguem a mesma trilha em busca da diversidade como sempre seguiram, tudo acrescido dos conhecimentos teóricos e práticos adquiridos por tais mentes diante de sua realidade, ou, no caso, diante deste “eterno agora”.

Como sintetizou muito bem Flávio Grão nas primeiras letras do Zinismo:

"Zinismo é um blog coletivo, autoral e independente formado por uma confraria de fanzineiros separados pela distância física e aproximados pela era digital."

E sabe que tal distância física ficou bem reduzida com o passar das postagens?

...com o passar das postagens...

Epa! Acabei de encontrar uma unidade de tempo dentro do meu “Nostálgico Hoje”!



Zinai-vos!







3 comentários:

  1. O primeiro parágrafo seu sintetiza o seu segredo de ser "ultra-jovem"...hehe
    Brincadeiras à parte, gostei do segundo video, é uma defesa do zine virtual...
    E quanto à distância, é incrível como foi encurtada mesmo, né?

    Abraço e longa vida (não o leite) para o Zinismo!

    ResponderExcluir
  2. O Grão assumiu que era parte do CRUJ (Clube Revolucionário Ultra Jovem do Disney!!!!) Que massa eu e o Viola também! Ultra Jovem sempre!!!
    huahauhauah!!!

    Não era um zine, mas eu fiz um jornalzinho na escola mimeografado!!! Era demais, adora aquilo! Era aquele "crássico" amarelo, com manivela que pesava uns trezentos quilos!!!!

    Sobre o tempo, bem se o segundo que passou já não existe mais, e por outro lado, o segundo que está por vir ainda não existe, logo, o tempo não existe mesmo! É tudo um infinito instante!!!
    Caraca, a parada era do bom!!!! heheheeh!!!!

    Nostalgia imediata, dude!!!

    ResponderExcluir
  3. O Salompas neste momento necessário, derruba o encanto do Ultra Jovem...eheheh

    Grão...A distância encurtou mesmo e tudo indica que continuará nesta tendência...

    Idéia...jornalzinho mimeografado...vc tem uma cópia ainda?

    ResponderExcluir

Andarilhos do Underground: ZINAI-VOS!!!