terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

ZINISTA LANÇA MANUFATURA

O Zinista Flávio Grão após quase dez anos sem lançar um fanzine de papel resolveu produzir e distribuir uma compilação de ilustrações da mais alta qualidade em uma tiragem limitadíssima neste formato.

Confira abaixo

MANUFATURA

por Edu Zambetti

Algo entre os traços de M.C Escher e Robert Crumb, entre a distorcida visão do mundo e os desejos mais íntimos do indivíduo, ainda entre o indivíduo em conformidade com o todo e vice versa, tudo isto faz parte das reflexões apontadas de forma peculiarmente sutil através das ilustrações de Flávio Grão neste nº1 de seu Livreto/Zine intitulado “Manufatura”.

Com uma pequena tiragem inicial, cada exemplar vem numerado manualmente e traz duas sequências trabalhadas em nanquim sobre papel (posteriormente reproduzidas em vergê) que apontam para uma disposição do artista em manifestar certo afastamento das regras e estereótipos que conduzem nosso mundo atual.

Na sequência intitulada “Escadas”, Grão parece refletir sobre a existência de um possível equilíbrio entre todas as coisas a partir da superação por parte de cada pessoa de suas próprias limitações ao mesmo tempo em que isto altera seu modo de entender e atuar no universo concreto.

De “Ego Harakiri”, última sequência de ilustrações do ”Manufatura”, salta a preocupação sobre como todas as buscas, manias, medos e anseios podem consumir o indivíduo, refletindo uma imagem muitas vezes distorcida dele perante o coletivo enquanto, simultaneamente, distorce sua própria visão sobre a realidade deste mesmo coletivo. Ainda neste universo pictórico, o mundo altera o indivíduo e este altera o mundo num movimento muito menos radical e caótico do que sutil e harmonioso.

No final deste zine de papel com traços de filosofia em forma de arte, conspiratória ou não, underground ou não, fica uma questão entre tantas:

“A história do indivíduo vem de sua real superação em relação a si e ao todo?”

Links:

http://www.fotolog.com.br/flaviograo

http://www.myspace.com/flaviograo

flaviograo@yahoo.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Andarilhos do Underground: ZINAI-VOS!!!