terça-feira, 24 de agosto de 2010

MEMÓRIAS DE FANZINE - AAAH # 5

Dando sequência às publicações (polêmicas, por incrível que pareça) das memórias fanzinísticas de Márcio Sno, segue o texto sobre o FANZINE AAAH # 5. Destaque para a capa foda, que uniu o saudoso Joacy Jamys com o lendário Lauro Roberto.

Aaah!! - n° 5 - 1996





Esse zine é um divisor de águas na minha trajetória, pois foi no período que descobri a obra do artista plástico suíço HR Giger e todos fundos de páginas foram com ilustrações dele. Mas o mais importante: nessa época em que ganhei um computador de meu pai e passei a digitar tudo nessa máquina que representou um passo à frente na produção de zines e o começo da sua decadência (pois com a popularização dos computadores veio de graça a internet aos pouquinhos...).
Voltei ao velho formato ofício, grandão! A capa ficou por conta de uma das maiores referências de fanzines e da HQ nacional: Joacy Jamys. Lembro que ele mandou o original pra mim que ficou um bom tempo comigo. Quando retomei contato com ele, via e-mail, ele pediu o original para um álbum que estava fazendo sobre sua carreira. Mandei. Um mês depois ele morreu. Não é apenas por isso, ou por ser no meu zine, mas essa é uma das capas mais fodas que já vi de fanzines. Inclusive eu fiz uma tela que estampou muitas camisetas pelo Brasil afora... Na capa, tem um desenho do Lauro Roberto, uns dos vários que ele fazia nas cartas que trocávamos.
Entrevistas com: No Opression, Penadas por la Ley, Komadreja, Pentacrostic, o grande poeta Élmantos, Terror Squad, Grupo Gay Dignidade, SDPP, Better Day Society, Petter Baiestorf, Alternative Action, Hugo Leta, Abuso Sonoro
Desenhos de: Henry Jaepelt, Fred, Hugo Leta, Angelo Ribeiro, Maria Jaepelt, Kevin, Ricardo Carvalho, Glauco Mingau, Márcio Jr, André Leal, Flávio Flock, Rogério Velasco.
A seção Poetando ficou lindona e ainda ganhou três páginas! Uma seção de demos tão gigante, que não sei como alguém conseguia ler aquilo tudo!
Um dos zines que mais gostei de fazer, o que achei mais bonito e num período em que estava mais maduro, fazendo perguntas mais elaboradas para os entrevistados e talvez o que mais gostei de fazer.

Um comentário:

Andarilhos do Underground: ZINAI-VOS!!!