segunda-feira, 25 de outubro de 2010

PLAYER2WINS - RIMAS DE 4 "BEATS" (MAKERS)

Round One... Fight!!!

"Player2Wins is now following you..."
Foi assim que eu descobri o Player2Wins. Mas, foi lendo a descrição: "Diogo Comum, Henrique Rezende, Tiago "Rump" Frúgoli e Tiago Gordo, fazendo música (juntos, de preferência)" que eu me convenci que escutar o trabalho do P2W era urgente, afinal, estamos falando do coletivo que envolve uma boa parte do que há de melhor no "underground" do hip hop paulista.

Eu fiquei viciado nas rimas e nos beats classudos de Tiago "Rump" Frúgoli assim que escutei o álbum Progressivo (um dos melhores discos de hip hop de 2009, ao lado de Modus Operandi do Parteum e do Após Algumas Estações do Elo da Corrente). Pouco depois escutei a mixtape Dreams de Henrique Rezende (que eu conhecia pelo trabalho do Manutenção) e também chapei com a produção do cara. Já o Diogo Comum é daqui de perto da minha área, Rio Claro, e eu comecei a prestar atenção nele quando conheci o Questão de Essência.

Saber que esses beatmakers e rimadores estavam se unindo em torno do Player2Wins roubou (e tem roubado) muito da minha atenção. Passei a viver sempre ansioso pra ver o que sairia desse mato. Mas, sabe como é né? Se o mato é do bom, a brisa é melhor ainda!

O P2W não é uma banda ou um grupo de Rap. Na real, se trata de um coletivo mesmo, onde os quatro produtores e amigos se juntaram para lançar seus discos (solos), mas, dividindo a produção entre todos os quatro, e mais um montão de parceiros, é claro! Além de rimar, criar alguns beats e remixar faixas uns dos outros.

Particula(R)mentos Gerais - Henrique Rezende@Player2WinsParticula(R)mentos Gerais - Henrique Rezende@Player2Wins

Como era de se esperar, o primeiro fruto do P2W, Particula(r)mentos Gerais de Henrique Rezende, superou as minhas expectativas! São 20 faixas incluindo remixes e interludios geniais (alguns soam como um tributo aos seus ídolos, entre eles o falecido J. Dilla). Além dos 4 apocalípticos do P2W, Henrique ainda conta com participações de Elo Da Corrente, Faro-Z, Cavalier, Manutenção, Buda e Rodrigues.
Os beats e as melodias das bases levam o hip hop ao mais alto patamar em termos de qualidade de produção. É daqueles discos que viciam! Que você coloca a faixa um e o resto roda suave, sempre deixando um gosto de quero mais no final da faixa vinte, que se resolve logo apertando o botão "repeat".
O remix da faixa "Tudo que Eu Preciso" de Tiágo "Rump" Frúgoli, com participação do próprio, vai ser a primeira a te pegar. Depois "Let Go", que conta com o americano Cavalier comandando as rimas, "Black Power" que também tem gringos no mic, nesse caso, Faro-Z e Trezure e ainda a faixa "Queens" com participações do rapper Buda e do DJ Gusta, deixarão claro as referências de Henrique. Está tudo ali! De La Soul, Gang Star, Mobb Deep, além de, claro, J Dilla, Premier, 9th Wonder, Nas, enfim, daí pra cima! E ainda tem "Caminhos", "Embarque", "Sorria", "Cada Faixa" e a matadora "Teste Pra Cardiáco", uma parceria com o pessoal do Elo da Corrente, digna de um enfarte fulminante, pra judiar do seu pescoço! Bang motherfucker!

Já deu pra sacar que ninguém está de brincadeira no Player2Wins, e foi por isso que o Zinismo trocou alguns emails com o pai da criança, Henrique, e o padrinho, Tiágo Rump, exatamente no mesmo dia que o disco foi lançado.

Então...

Adivinha...

Mais uma da série: ENTREVISTA DE UMA PERGUNTA SÓ!

ZINISMO: Conte-nos um pouco sobre como surgiu a ideia de juntar essa galera em torno do Player2Wins, e como vocês estão sentindo as expectativas da galera em relação ao projeto, já que boa parte da vanguarda do rap paulista está envolvida com P2W. Vocês acham que isso pode ser uma certa pressão para vocês?

Henrique Rezende: Se não me engano, a primeira vez que a idéia do p2w surgiu coletivamente pra nós 4 - Diogo "Comum", Henrique Rezende (eu), Tiago "Gordo" e Tiago 'Rump' Frúgoli - foi no Indie Hip Hop de 2009. Eu tava naquela época com a intenção de fazer um EP com algumas instrumentais minhas, alguns remixes e faixas inéditas do Tiago 'Rump' rimando e/ou produzindo etc. Naquele dia o Tiago "Gordo" e o Diogo comentaram que também tavam com vontade de fazer um disco solo deles e que seria legal se nós - eu e o Rump - produzíssemos em parceria o EP deles. Nos dias seguintes a idéia foi amadurecendo e o Rump sugeriu de nós 4 formarmos um coletivo pra lançarmos os EP's juntos, de preferência mais ou menos na mesma data e conectados por esse mesmo nome, Player 2 Wins - nome dado pelo Rump - pra facilitar na divulgação e criar uma conexão entre os discos. Todos nós ficamos bem animados com a idéia e foi mais ou menos assim que teve início a parada...

Eu particularmente não me sinto pressionado quanto a meu disco recém lançado Particula(r)mentos Gerais, nem em relação aos EP's do Diogo e do Tiago "Gordo" que estão no processo de criação... Acho que estamos todos fazendo música entre amigos, cada um fazendo aquilo que está ao alcance de si nesse momento. Acho que os nomes são secundários e o essencial é a música, a sonoridade que nós estamos tentando criar, ao menos é assim que gostaria que ouvissem os sons. Nos Particula(r)mentos eu fui bastante fiel ao estilo de instrumentais (beats) que foram brotando nesses 10 meses de produção - tempo que levei pra produzir o disco com todos - sem me preocupar com comparações ou padrões de produção. Procurei fazer algo diferente do que já havia ouvido no Brasil e não em reproduzir algo que me desse uma maior garantia de preencher quaisquer expectativas. Pra finalizar queria aproveitar a oportunidade pra agradecer fortemente todo mundo que teve direta ou indiretamente envolvido no projeto e a oportunidade dada pelo ZINISMO!

Tiago Rump: Já faz tempo que, entre os produtores daqui, que faziam beats a partir de samples, o Henrique era quem eu mais gostava de ouvir. E apesar de admirar a maneira despretensiosa dele de produzir tão bem sem ter o projeto de lançar nada, já fazia tempo que eu torcia pra ele compartilhar essa música com mais gente, e é uma honra pra mim participar de alguma maneira disso. E concordo quando o Henrique fala que somos só amigos fazendo o som que a gente gosta. Acho até engraçado quando você pergunta sobre a pressão causada pela expectativa das pessoas, porque isso era a última coisa na nossa cabeça. Mas se essa expectativa existe, fico feliz. E espero que possamos superá-la.#

...
É! Superaram Rump! Superaram!!!

Para baixar o disco na integra e em alta qualidade, CLIQUE AQUI.

E no fim, basta concluir que quem ganha mesmo é quem ouve!
O resto é esperar pelos próximos bombardeios do Player2Wins!

player2wins_HenriqueHenrique Rezende

Tiágo RUMP FrúgoliTiágo RUMP Frúgoli


...

3 comentários:

  1. Classe, Ideia! Mandou bem. E na hora certa, afinal o material acaba de sair. Sempre bom ter essa diversidade sonora no Zinismo, com indie, punk, metal, rap, sempre pautados apenas por um critério: qualidade!

    Boa sorte ao Player2Wins!

    ResponderExcluir
  2. Vlw! Viegas!!

    A ideia de entrevista-los já estava nas minhas pautas há algumas semanas, mas eu sempre me enrolava. Acabou que quando eu mandei o emial pro Rump era exatamente o dia que o Henrique estava pegando 300 cópias do CD e no dia seguinte, quando ele me respondeu, ele tinha acabado de subir o disco pra dload.

    Sem dúvida, just in time!

    E mano, se não baixou ainda, pode baixar que o baguio é peso du bão!

    ResponderExcluir
  3. Massa a entrevista, to viciadão nesse cd do henrique rezende...

    ResponderExcluir

Andarilhos do Underground: ZINAI-VOS!!!