domingo, 24 de abril de 2011

EXPO M.C. ESCHER - CCBB - SÃO PAULO



Chegou enfim à São Paulo (após passagem por Brasília e Rio de Janeiro), a exposição O Mundo Mágico de Escher.

A exposição ocupa praticamente três andares e o subsolo do prédio do Centro Cultural do Banco do Brasil localizado no Centro de São Paulo. Caprichada, a exposição mostra diversas litogravuras e xilogravuras do artista holandês, além de instalações, esboços e videos. Não precisamos dizer que é uma exposição imperdível. Aproveitando a ocasião, "repostamos" uma matéria que fizemos sobre o mestre no final de 2009 com uma fina seleção de videos e animações que peneiramos na internet.



É praticamente impossível não parar para olhar com mais calma um desenho ou gravura do Holandês M.C. Escher (Mauritus Cornelis Escher 1898 – 1970). Suas obras repletas de simbolismos, ilusões óticas e padrões matemáticos isométricos continuam desafiadoras em plena era da internet (quase quarenta anos após sua morte). Aliás, o que a internet tem a oferecer sobre o artista?

Jogando seu nome no Youtube econtramos praticamente de tudo: animações, vídeos, entrevistas etc.

Mas para que você não tenha que ficar peneirando os links, o ZINISMO dá uma força e seleciona alguns videos para você, fiel leitor.

A primeira categoria de videos, são as animações. Dado o movimento natural que suas obras possuem não é de se admirar que muitos tenham tentado dar um passo além nesse quesito:










Já outra categoria é aquela dos que tentam desvendar as perpespectivas embaraçosas e desafiadoras de M.C. Escher através da animações em 3D:




















Com tempo você pode também fazer um passeio virtual no museu dedicado ao artista:



Mas, o mais raro e o mais belo que a internet tem a oferecer são os preciosos registros do mestre. Separei uma pequena entrevista onde ele fala, entre outras coisas, sobre suas influências, particularmente sobre a arquitetura do sul da Itália, como ele mesmo constrangido diz, não a barroca ou renascentista e sim a de origem moura.



Um fato de que pouca gente se dá conta é que a maioria dos trabalhos que vemos na verdade não são simples desenhos e sim gravuras feitas com métodos arcaicos como a litogravura (na pedra) ou xilo (madeira) pelo próprio artista. Assista o processo de produção do mestre, parte da construção da matriz e impressão:




Visto tudo isso dá para entender a razão da paixão que arte de M.C. Escher desperta em todos nós. Sem dúvida, um artista a frente de seu tempo.

Serviço:

O Mundo Mágico de Escher
Data: 19 de abril a 17 de julho de 2011
Horário: Terça a domingo, das 09h às 20h
Classificação indicativa: Livre
Entrada Franca
Visita mediada: das 9h às 19h
Endereço:
Rua Álvares Penteado, 112 - Centro de São Paulo - Metrô Sé

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Andarilhos do Underground: ZINAI-VOS!!!