sexta-feira, 17 de junho de 2011

UM ANO SEM SARAMAGO


Amanhã, 18 de junho, o calendário marcará um ano da morte de José Saramago. Para o caso do esquecimento ou da impossibilidade, fica aqui, algumas horas antes, o nosso registro. Pilar del Río tem razão: é estranha essa ausência de alguém que continua tão presente - e principalmente tão necessário, demasiadamente necessário nesse mundo cada vez menos humano - em nossas vidas.

Enfim,

Recorro às palavras da viúva:

"O avião que transladaria o corpo de José Saramago chegou a Lanzarote perto da meia-noite do dia 18 para sair no dia seguinte de manhã, já com a sua carga singular, o caixão e os amigos mais próximos do escritor. Para se despedirem dele, a Fundação César Manrique convidou os ilhéus a que deixassem as suas casas e o trabalho, descessem à rua e lessem em voz alta fragmentos dos livros que Saramago escreveu em Lanzarote, de modo a que a última saída da ilha fosse acompanhada pelo eco da sua voz. Depois, quando o avião aterrou em Lisboa, outra surpresa aconteceu: pessoas erguendo livros, levantando-os do chão como Saramago havia levantado a vida de tantas pessoas humildes nas suas diversas ficções e, sobretudo, na sua escolha dilecta. Após a cerimónia na Câmara Municipal, o cortejo partiu para o cemitério. Ali foi o adeus definitivo, um grupo de pessoas dentro da sala do crematório celebrou o facto de ter partilhado a intimidade de um homem grande, enquanto lá fora havia um mar de livros e de cravos vermelhos, dois símbolos que engrandecem quem homenageia e quem é homenageado."

Leia o texto na íntegra aqui.

Amanhã as cinzas de José Saramago serão depositadas diante da Casa dos Bicos, em frente ao Rio Tejo, em Lisboa.

foto: caixão de José Saramago, na chegada a Lisboa, em junho de 2010.

...

Um comentário:

  1. Eu vi a foto pelo Thumbnail do iGoogle e achei que o corpo do Saramago tivesse ido parar dentro do Large Hardron Collider do CERN!!!! uheuehuehe!!! Mas é só o compartimento de cargas de um avião! Que pena! Ele mereceriaser desmaterializado num choque de partículas de ouro dentro do LHC, mas daí não teíamos as cinzas em Lanzarotte, no máximo, algúm físico teórico iria confirmar a existência da Blosson de Higgs (a partícula que está na criação de cada átomo, chamada pelos físicos numa provocação genial ao Vaticano de Partícula de Deus!)! E o Saramago ia gostar, contra Vaticano, vote Saramago!!!!

    ResponderExcluir

Andarilhos do Underground: ZINAI-VOS!!!