quarta-feira, 2 de novembro de 2011

DIA DOS MORTOS - JOSE GUADALUPE POSADA



Particularmente invejo as sociedades ou religiões que conseguem lidar de um modo mais natural com o temido e inevitável momento da morte.

Dentre estas, o Dia dos Mortos no México (que também é comemorado no dia 02 de novembro) chama a atenção pelas suas alegres e coloridas festividades, marcadas pela "produção" de diversos itens baseados na Calaca ou Calavera, como maquiagens, cartazes e até doces.

Não há como desvincular este ícone tão presente no dia dos mortos mexicano, da influência de um artista em especial: o gravador Jose Guadalupe Posada.

Posada, viveu no México entre 1852 e 1913, e utilizava principalmente as técnicas da xilogravura (gravação através do entalhe na madeira) e litografia (gravação na pedra). Participou ativamente da mídia da época e produzia também panfletos populares onde os desenhos sempre tinham papel crucial (pois o povo - em sua maioria era constituído de analfabetos).



Posada retratava a vida política, assuntos cotidianos, escândalos da sociedade e até boatos escabrosos em tons sensacionalistas, sempre através de um viés crítico e popular.



Não esqueçamos também das caveiras, que foram utilizadas amplamente em suas produções e que justamente garantiram a popularidade (eternidade?) do estilo e memória do artista até os dias de hoje.



Grande mérito na perpetuação da memória do artista se deve também ao artista Diego Rivera, que quando vivo, resgatava diversas referências da cultura tradicional mexicana em sua arte e trouxe de volta, aa figuras de Posada.




Separamos um documentário de José Guadalupe Posada, em duas partes! Viva as Calaveras e Calacas!





Nesta pintura, Rivera pintou se em um encontro com o mestre e a esposa Frida Kahlo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Andarilhos do Underground: ZINAI-VOS!!!