terça-feira, 28 de agosto de 2012

SEM VOZ


Não é exatamente comum bandas de punk/hardcore que apostam na música instrumental. Esse é o ponto que, logo de cara, diferencia ao mesmo tempo que chama a atenção para a banda Àbrasa, de São José dos Campos (SP). Na estrada há pouquíssimo tempo (2010), o quarteto acaba de lançar seu primeiro álbum, chamado Osso!, com 12 músicas. Nem todas sem voz, verdade seja dita, afinal contam com vocalistas convidados em algumas faixas. As influências sonoras passeiam por Hot Water Music, ALL (olha o bom gosto aí, minha gente!), Noção de Nada e afins. E o disco pode ser baixado clicando aqui. Conversei por email com o guitarrista Diego Xavier, e acabou rendendo uma mini-entrevista. Confira logo abaixo:

Zinismo: O fato das músicas serem instrumentais fez com que vocês tivessem uma preocupação de fazê-las mais curtas?

Àbrasa: Na verdade a gente nunca pensou sobre isso, elas saíram mais curtas por terem essa pegada mais punk mesmo, mais rápido, a gente achava que um som rock instrumental muito longo poderia cansar. Gravamos o disco ano passado, rolou troca de baterista, enfim, uma séria de tretas. Mas hoje, por exemplo, andamos fazendo músicas novas um pouco mais longas, é mais vibe mesmo, a gente não se preocupa com o tamanho em si, mas a ideia de ser trilha de vídeos já vem desde a fundação da banda.

Zinismo: E por que tem alguns sons com voz?

Àbrasa: Cara, a proposta é ser instrumental mesmo, mas nos shows que fizemos, fomos conhecendo uma galera que curtia, e ficamos muito amigos de várias bandas, e os vocalistas ficaram tentados enfiar letra, e começaram a fazer. Aí num show em Sorocaba, rolou da gente tocar instrumental e a galera cantar a letra! Foi um negócio louco mesmo, de troca, porque no show não tinha microfone, e a galera era a nossa voz. Acabou que deixamos as faixas com vocal, mais como um "bônus" mesmo, e na esperança que cada vez mais nos shows a galera cante.

Zinismo: Quando a música tem letra, muitas vezes o nome do som acaba saindo de algo na letra. E no caso das músicas instrumentais, como nascem os títulos?

Àbrasa: Todos os nossos nomes aparecem na criação dos sons. As vezes é algo besta mesmo, mas que marcou o dia ou o modo como o som foi feito. Por exemplo, “Hot Chilli Beers”, tem esse nome porque no dia que a fizemos jantamos chilli e a cerveja estava quente. “30 segundos”, por sua vez, nasceu com a intenção de ser um som de 30s, mas a gente não conseguiu fazer tão curto (tem 0:51), mas mantivemos o nome, porque já tínhamos acostumado com ele. Já “Podia ser só Isso” foi um som que tivemos que colocar um final nele, senão ele nunca acabava! Hehehe. A maioria dos nomes vem de alguma piada interna pra banda, ou algo marcante, pois como não tem letra, a gente precisa de algo que seja muito fácil de lembrar e associar.

Mais infos sobre a banda: http://tramavirtual.uol.com.br/projetoabrasa

...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Andarilhos do Underground: ZINAI-VOS!!!