quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

COLETIVA FOTOGRÁFICA EM SBC


Não foi pra praia? Tá de bobeira em São Paulo nesses últimos dias do ano? Então aproveite a cidade vazia, a quase ausência de trânsito e visite a expo Coletiva Fotógrafica #01, na Nano Galeria, em São Bernardo do Campo. Entrada gratuita, e ainda dá pra fazer um programa duplo de arte, afinal basta atravessar a rua pra colar na Pinacoteca da cidade (e também ver ao vivo o mural feito por Daniel Melim, Cena7 e Emol). Tudo no vasco!

Ah, o projeto gráfico (olha que belo flyer logo acima) ficou a cargo de Daniel Justi. A Nano Galeria estará aberta até sexta, dia 28 de dezembro, e reabre no dia 03 de janeiro.

O Zinismo, com já foi explicado noutras oportunidades, não compactua com a política nefasta do copy/paste. Mas, como fui eu que escrevi o texto da expo, então tomo a liberdade de realizar um autoplágio, ou algo que o valha...

COLETIVA FOTOGRÁFICA #01

A exposição COLETIVA FOTOGRÁFICA #01, da Nano Galeria, reúne trabalhos autorais de cinco novos nomes da fotografia do ABC Paulista. Sendo mais específico, de São Bernardo do Campo, morada de todos eles. Juliano Fordiani, Maíla Barreto, Rachel Macoriello, Denize Viegas e Denilson Takeda. Além de residirem na mesma cidade, são todos amigos. Parceiros de risadas, ideias e bons sons. Os laços que os unem, entretanto, não determinam – necessariamente – uma similaridade na produção e no olhar fotográfico. As obras selecionadas e apresentadas nessa exposição mostram caminhos e conceitos variados, ainda que existam intersecções possíveis.

Nesse momento, em que “qualquer um” pode ser fotógrafo (basta ter um telefone celular, internet e uma conta no Instagram), e no qual o digital vem batendo sem dó no analógico, a aposta numa expo fotográfica não tem apenas o viés artístico. É quase um posicionamento ideológico. Ou, no mínimo, um exercício de estabelecer critérios à respeito do que é digno o suficiente de ir para parede. Exercício/desafio que também ocupou a cabeça dos fotógrafos durante a montagem, na hora de escolher a imagem certa para mostrar, e que resulta na certeza da exibição de registros que merecem muito mais destaque do teriam numa diminuta telinha de celular. Trata-se, no fundo, de fincar bandeira e posição: se a foto é boa mesmo, ela vai pro papel. (Marcelo Viegas)

Os fotógrafos

Juliano Fordiani: atacou em duas frentes, como artista participante da mostra e também como curador. Fotógrafo há 12 anos, é sócio-proprietário do Liquid Studio, um estúdio voltado para empresas, que produz fotos de produtos e modelos para catálogos, lookbooks e publicidade. Além, é claro, das fotos autorais, como as dessa exposição, também captadas no estúdio. O título da sua série é Espaço Líquido.

Maíla Barreto: 33 anos, nascida e criada nas ruas do ABC Paulista. Começou a fotografar mais sistematicamente há seis anos. Fez alguns cursos de fotografia, e complementou os estudos com os cliques do dia a dia. Atua principalmente nas áreas de eventos e fotojornalismo. Trabalha no jornal Diário do Grande ABC. E garante que o nome do trabalho autoral apresentado nessa expo tem tudo a ver com ela: Cabeça nas Nuvens.

Rachel Macoriello: publicitária, sagitariana, teve uma época que só gostava de Weezer. Começou a fotografar em 1998. Fez curso no Senac, mas aprendeu de fato registrando as bandas dos amigos, as viagens, os cachorros vagabundos de praia, etc. É sócia-proprietária do Liquid Studio. E fala sobre as fotos que decidiu expor: “Tento mostrar o lado bonito do cinza, da melancolia, da saudade, da tristeza e da não nitidez.”

Denize Viegas: abandonou um trabalho chato num banco para ganhar a vida fazendo o que gosta, fotografar. Estudou na Escola Oficina de Artes, e sua área de atuação profissional é fotografia social. É sócia da produtora Flor de Lótus Fotografia. O material dessa exposição é uma parte da séria Desejos, de cunho sensual, que vem desenvolvendo há algum tempo. “A proposta é transformar o público em voyeur”, afirma.

Denilson Takeda: o sempre cambaleante Denilson, equilibrando a cerveja, o cigarro e a câmera fotográfica, onde quer que esteja. Aos 28 anos, atualmente cursa Bacharelado em Fotografia no Senac. O nome do material que está apresentando é 4, uma referência aos quatro anos em que vem registrando seus amigos, família e até ele mesmo. “O principal foco é a documentação da minha intimidade. Não sei explicar”, diz, tentando parecer sóbrio.

Serviços:

NANO GALERIA

Período: 08 de dezembro a 09 de março de 2013
R. Kara, 74 – São Bernardo do Campo/SP
11.43672874
nanogaleria@gmail.com
Visitação: Terça à Sábado - das 11h às 18h
Entrada Gratuita


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Andarilhos do Underground: ZINAI-VOS!!!